31 de jan. de 2012

Mayara...

Sabe, eu me abstive do blog todos esses dias. Não só do blog, como também dos comentários no twitter. Pq meu trabalho aumentou e me suga? Não só por isso. Pq eu to sem paciência com esse programa micado? Não também. Pq eu já desconfio de todo o roteiro e de como vai terminar esse programa? Sim, um pouco isso.

Mayara é minha personagem preferida nesse jogo. Muita gente fala que ela não se posicionava, se mantinha o tempo todo em cima do muro e que preferia, assim, o conforto dos covardes. Eu não vejo dessa forma. Vi ali uma menina (ou um ser humano) como eu também sou, que em ambiente estranho ao seu, se tranca ou vive em outro universo/ se fecha/ concorda com a maioria.

Quantos de nós não nos sentimos "estranhos" quando, por exemplo, o Facebook troca seu layout? Aquele amigo especial diz que vai viajar pro exterior? Um namoro acaba ou começa? Eu vejo Mayara nesse jogo televisivo dessa forma. Uma estranha no ninho, que estava ali não pra ganhar o 1,5 milhão, mas para provar algo para si mesma. Provar que ela era capaz e mostrar que pessoas "esquisitas" ou "inadequadas para a sociedade" (assim como eu, como tantas outras...) são de carne e osso, são divertidas e sabem viver.

Não que ela aceite ou viva na alcova (no mundo) do patinho feio, mas para a sociedade em que vivemos - preconceituosa, racista, xenófoba, homofóbica e misógina - ela era e é. Agora o Patinho se desabrocha e vai ocupar páginas, comentários e ganhar a atenção de pessoas, que talvez, se a vissem passar na rua, jamais prestariam atenção. Jamais olhariam para trás ou na cara, assim como o Cisne depois que ressurge no lago com todo o seu esplendor.

A leitura e como esse jogo se comportará nas próximas semanas, eu já sei de cor. É igual e está estampada nas outras edições e vencedores, mas nenhum. Nenhum mesmo, vai conseguir chegar aos pés da Mayara... ou da Elenita... ou da Analy... ou da Rita... ou de qualquer outra participante que se compare e esteja no hall das "estranhas". Estranhas essas que foram limadas/substituidas, apenas pelo fator de ser...

Um beijo. Um abraço e espero que você consiga realizar aquilo que disse pro Bial na saída.
Você é agora o Cisne, e merece toda a nossa atenção.

@metheoro

10 comentários:

  1. Demais, concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  2. Metheoro, sério, eu até me emocionei com o texto. A Mayara também era minha favorita da edição, porque era a única que eu tinha vontade de levar pra casa, de ter como amiga. É uma pena que o "público" seja preconceituoso e tenha eliminado uma das jogadoras mais interessantes desse BBB.
    #TeamMayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela era a "única diferente" num programa onde todas as pessoas são rasas e iguais... mas quem disse que o povo/eleitor gosta de gente ~diferente~??

      Excluir
  3. foi, é e sempre vai ser minha favorita. porque ela sim fez e faz a diferença!

    ResponderExcluir
  4. Adorava a Mayara, minha favorita desde o primeiro dia, mas fazer o que, se o povo que vota no BBB é o mesmo povo que elege nossos políticos?

    ResponderExcluir
  5. Triste com a saida da May, nem vou ressaltar a parte intelectual pq isso no BBB não conta muito, não é valorizado pela maioria que vota. Mas ela era de uma doçura impar e um rosto muito expressivo, tranmitia uma grande tranquilidade pelo olhar. Pena que o "grande público" não consegue captar isso. Perdemos nós, que nos apaixonamos por ela...

    ResponderExcluir
  6. Bem isso, o próprio povo dentro da casa está excluindo os diferentes... E o povo aqui fora ainda não aceita as diferenças.. Triste! Adoro a Mayara
    Nath

    ResponderExcluir
  7. Texto lindo, emocionei...

    ResponderExcluir
  8. Adoro a Mayara..
    To com ódio pq ela saiu..mas amei o texto..
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Metheoro você arrasou no texto.. Adorei conhecer a May, nunca imaginaria que teriamos uma amante de filosofio (DEUS) no bbb,kkkkkk, me apeguei na inteligência, na sensatez, na doçura,na educação.. Nunca achei que ela estivesse no muro, sempre achei que ela interagia com todos, mas estava em prol do seu jogo e aqui fora ela falou justamente isso.. Depois da eliminação dela parei com esse bbb, estava me esforçando porque estava gostando dos papos dela, dos seus esforços pra se superar quer fosse nas provas, quer fosse na convivência com tipos tão diferentes, enfim.. Mas ficaram bons momentos na memória e espero que a May tenha muito sucesso na sua vida e carreira

    ResponderExcluir