17 de fev. de 2011

Análise do Discurso Midiático

É, parece nome de matéria de faculdade de jornalismo, e na verdade é mesmo. Tudo isso pra ensinar uma coisinha pra vocês, leitores queridos deste blog, principalmente sobre manipulação da informação e das nossas emoções, PRINCIPALMENTE. A mídia vive fazendo isso (e o site do BBB, pra não dizer o Boninho, é REI nesse quesito).

Acompanhe o print abaixo (cliquem na imagem para ampliar):
Vamos analisar em 2 etapas


1) Você lê o enunciado (título) da nota + o texto, e ele te leva a ver uma Talula extremamente agressiva, certo? Certo! 

2) Você olha pra foto e vê uma Talula sorridente e nada agressiva, ou seja, não combina com o texto. O que te leva logo ao seguinte julgamento: NOSSA, COMO ELA É FALSA, FALA ISSO NA CARA DO DIOGO E DEPOIS FICA SORRINDO!

Note, essa imagem foi gerada pelo seu inconsciente. O site, a forma como foi escrito e a foto colocada, te levaram a isso. Isso é manipulação do discurso, da mensagem. Não discarada, óbvio. Mas é assim que se constroem os vilões nesse programa. É assim que se manipulam eleições. É assim que a mídia trabalha, e não, isso não é viagem minha.

Claro, pra quem viu a cena no PPV, a leitura é outra, mas o meu questionamento é: E quem só assiste a edição da Globo? E quem ó acompanha pelo site? Hein Hein?

Quem tiver algo a acrescentar ou discordar, sinta-se a vontade nos comentários.

PS: Não que a Talula não seja falsa, sabe? Apenas usei esse exemplo por que é o que está mais acessível a todos, está na home do site agora etc etc. Beijos

PS 2: Eu sei, nem todo mundo vai entender meu ponto. Espero os analfabetos funcionais me atirando pedras.. mas fazer oq né?

4 comentários:

  1. Infelizmente alguns seres, ao ler o seu post não vão entender absolutamente nada e ainda vão pensar q vc quer manipular a todos.Tenho certeza q alguns ainda estão pensando o que é "Discurso Midático". Infelizmente uma porcentagem beeem pequena tem cérebro e o usa corretamente. E dá-lhe analfabetos funcionais ... e viva o "BRAZIU"

    ResponderExcluir
  2. e VIVA OS ANALFABETOS FUNCIONAIS DESSA P#%@$&* DE PAÍS. Aposto q alguns nem entenderam o que vc quis dizer, imagina só saber interpretar a manipulação de imagens!!! Aí é querer demais né!!! hauahauhauha

    ResponderExcluir
  3. concordo, a unca coisa q salva e que o texto (para quem nao tiver preguiça de ler) acaba mostrando que o contexto e totalmente diferente do que o titulo tentou mostrar... pena que muitos nao linkan o texto, leem a chamada e so, a dai pra tirarem conclusoes, e um pulo... e nao e so com bbb, e em todoo jornalismo mesmo, com rarissimas excessoes

    ResponderExcluir
  4. O que me preocupa não é a forma como o discurso é posto, pois todos passam por isso todos os dias nas mais diversas situações. O que me preocupa são os valores subjacentes: já notou que os alvos desse tipo de discurso são sempre mulheres? No BBB11, Diogo, Maurício e Rodrigão passam horas falando mal das mulheres da casa e não há uma notinha no site oficial sobre o fato. Recomendo a todos que procurem o significado de "misoginia" no dicionário.

    ResponderExcluir